sábado, 18 de agosto de 2012

Equilíbrio Hidroeletrolítico

A água é um líquido fundamental para o ser humano. O Equilíbrio Hidroeletrolítico consiste na relação existente entre ganhos e perdas corporais.

Equilíbrio Parcial: Quando se faz o balanço de entradas e perdas em um dado intervalo de tempo. Ex.: 6 horas, 12 horas.
Equilíbrio Total: O balanço total é realizado em um período de 24horas.

Ingestão, Entrada
As vias de entrada são enteral e parenteral. Via enteral: chega ao sistema digestório. Via parenteral: os nutrientes vão diretamente para a corrente sanguínea.

Perdas, Eliminações e Saídas
A eliminação dos produtos derivados do metabolismo é feito através de vários sistemas corporais:
  • Sistema Urinário: Na forma de urina - Sempre observar a quantidade, a coloração e o odor da urina que o paciente elimina. Quando o paciente fazer uso de Sonda Vesical, observar sempre obstáculos que possam interferir na drenagem correta da diurese como obstrução, pinçamentos, sondas clampeadas.
  • Aparelho Digestório: Na forma de aspirado gástrico (sonda gástrica aberta em frasco), êmese ou fezes.; O cálculo por perdas por esses pode realizar-se de forma aproximada. Já no caso de aspirado gástrico, que se recolhe através de sonda gástrica, a quantidade será medida através de frascos.
  • Drenagens Cirúrgicas: São especialmente significativas as perdas de sangue espontâneas, a hemorragia ativa, a drenagem escassa nas primeiras horas após a intervenção que pode denunciar problemas de deiscência de sutura, obstrução de coágulos e por colapso da própria drenagem, assim como as coleções purulentas indicativas de infecção. Drenagens torácicas, Ostomas, Drenos de Penrose, Kehr, Porto-Vac. Também se considera como perdas cirúrgicas o curativo sujo no tratamento de feridas.
Proteção Especial
Utilize luvas, máscara, óculos, vestuário e sempre utilizar recipientes graduados. Os EPI's (Equipamentos de Proteção Individuais) são de extrema importância para a sua proteção.

Pontos Chaves
  • Realizar os controles com exatidão;
  • Fazer referência das vias de administração e de perda;
  • Não esquecer o recolhimento dos resultados;
Complicações
  • Infecção por excessiva manipulação das vias de administração e drenagem;
  • Úlceras iatrogênicas na manutenção inadequada dos meios de cateterismo;
  • Lesões cutâneas ao manter o paciente molhado após retirar fezes e urina.
Informações ao Paciente
Os Enfermeiros devem estar informados a qualquer alterações que ocorram, como balanços muito positivos, ou negativos, ausência de diurese, êmese....

Nenhum comentário:

Postar um comentário